TRABALHO INDIVIDUAL
SERVIÇO SOCIAL
Etiene Maria de Almeida Silvino
Construção da Politica Social
Pesqueira 2014
Outubro 2014
Construção da Politica Social
Pesqueira
2014
sUMÁRIO
1 Introdução........................................04
2 Desenvolvimento...............................05
3 Considerações finais..........................08
4 Referência ......................................09
1.0 -Introdução
O Objetivo maior deste portfólio é levar-nos a refletir que a politica social de saúde deve ser tratada como uma politica social , ou seja , uma politica que esta voltada para a reprodução dos indivíduos e das coletividades. O direito á saúde foi inserido na Constituição Federal de 1988 para garantir a ordem social, que como objetivo o bem-estar e a justiça social. Nessa pespectiva, a Cosntituição Federal de 1988 no artigo 6º, estabelece direitos sociais fundamentais na suade, educação, trabalho, lazer a segurança, a previdência.
Desenvolvimento
1.1 Como era tratadas as questões relacionada a saúde publica antes e pós a Constituição Federal de 1988
Nas décadas de 60 e 70, ocorreu o período de maior crescimento e contratação coletiva de planos de saúde, surgindo com maior intensidade os convênios médicos entidades de planos empregadoras e empresas médicas. Em 1960 foi criada a Lei Orgânica da previdência Social (LOPS), o qual ampliou as atribuições do sistema de previdência e assistência, regulando a forma de concessão e de compra de serviços de saúde ligado ao setor privado.
A regulamentação do seguro-saúde ocorreu em 21 de Maio de 1976 pela resolução 11 do Conselho Nacional de seguros. O período contemplado pelo inicio dos anos 80 foi marcado pela recessão econômica, decorrente da crise do petróleo de 1978. Este momento de compressão do Governo com empresas médicas, importados no fortalecimento das organizações médicas que passaram