TRABALHO INDIVIDUAL
CCJP – Centro de Ciência Jurídicas e Políticas
Administração Pública – Comunicação e Redação
Professor Luiz Otávio F. Barreto Leite
Maria Fernanda Rangel Chehadi
PRIMEIRA AVALIACAO
Rio de Janeiro/ RJ
2013
Maria Fernanda Rangel Chehadi
QUESTÃO 2
DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Vol. 52, no1, 2009, pp. 161 a 199.
Grandes pensadores sobre a realidade brasileira tem relacionado os problemas políticos e econômicos à nossa formação histórica. Essas deficiências atuais que estão diretamente ligadas ao Estado, ao governo e à administração publica que praticam ações de pouca efetividade. Este fato gera a centralização e a precariedade da democracia que consequentemente afeta a visão do brasileiro sobre si mesmos e a concepção do país aos olhos estrangeiros. Entretanto a permanência dessa imagem não significa que ela não possa se modificar.
O Brasil passou por grandes modificações e se modernizou e trouxe consigo o “jeitinho brasileiro“, visto como traço cultural, que segundo estudos não é particular do país.
Maria Fernanda Rangel Chehadi
QUESTÃO 3
Marginalizados
A modernização traz como consequência, principalmente em países como o Brasil, a acentuação exclusão social. Esta é consequência da desigualdade social, que não dá oportunidade para os mais humildes concorrerem com os mais afortunados. Deste modo, essa parcela da população fica a margem da sociedade, como se não existissem.
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e esse “excluídos” não podem ter acesso a uma boa escola particular. Na realidade muitos deles mal conseguem estudar nas escolas publicas, pois precisam trabalhar para poder se alimentar. Como essas pessoas não possuem grandes perspectivas de vida acabam sendo atraídas pelo trafico de drogas aumentando a violência no país.
A consequência da exclusão social no Brasil é aumento da violência no país e na própria vida dessas pessoas.