TRABALHO INDIVIDUAL
sumario
1 INTRODUÇÃO
Desde os anos 70 com o crescimento populacional do idoso no Brasil, tem se buscado uma atenção maior a esta demanda com a criação de Políticas Públicas para a pessoa da terceira idade. Foi nesse período que constitui-se o (SIMPAS) Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social que ajuda na ampliação de programas voltados para o idoso que tem o objetivo de promover a sua participação no meio Social.
Em 1994 foi homologada a (PNI) Políticas Nacional do Idoso e com a Lei 8.842/94 foram criados programas, projetos, serviços e ações em benefício da pessoa idosa. Com esse cenário novas formas de intervenção na saúde para o idoso foram sendo desenvolvidas e com elas se destacam os grupos de promoção da saúde, o fortalecimento da sua autonomia e independência na realização das atividades para uma melhor qualidade de vida.
Este trabalho tem como objetivo apresentar o crescimento da expectativa de vida do idoso que busca observar todas as formulações no campo do desenvolvimento e do envelhecimento; É nas instituições que o idoso assiste o seu isolamento vivendo longe do convívio familiar e muitos se sentem inativos, tanto fisicamente como mentalmente e com consequências, uma drástica redução nas sua qualidade de vida.
A longevidade é um importante fato nos tempos atuais,pois cada idoso trás consigo as necessidades de adaptações frentes as perdas sofridas ao longo de suas vidas.
2 DElimitação do problema Dentre os fatores decorrentes do processo de envelhecimento, os idosos encontram-se muitas vezes em situação de vulnerabilidade, principalmente os que estão institucionalizados.
3 OBJETIVO GERAL Conhecer a qualidade dos serviços prestados pelas Instituições asilares, quanto ao abandono familiar dentro das mesmas. 4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Apresentar as características das Instituições segundo a interpretação cultural revelada pelo idoso.
Identificar