Trabalho Individual
Devido ao crescente aumento da competitividade no mercado, as empresas precisam cada vez mais aprimorar os seus controles, para assim manterem-se no mercado com maior segurança. As empresas de sucesso são aquelas que buscam melhorar suas estratégias, já as que não mudam, não atualizam os seus processos e comportamentos, acabam passando o seu futuro patrimônio para as que se mostram mais eficientes no mercado (GATIS, 2012).
A gestão financeira refere-se à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e lucratividade de um negócio ou projecto. Engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar estudos sobre a situação financeira de uma empresa, assim como prognósticos sobre o seu desempenho e futuro.
1 Gestão financeira e orçamento empresarial gestão, vem a ser, segundo Padoveze (2010, p.22) “um processo que permite a ordenação de sua administração para o fluxo do processo de tomada de decisão em todos os planos empresariais e níveis hierárquicos”.
O processo de gestão, segundo o mesmo autor, “tem por finalidade permitir à empresa alcançar os seus resultados dentro de um conjunto coordenado de diretrizes, para atingir as metas e os objetivos explicitados na declaração empresarial” (PADOVEZE, 2010, p. 22).
O processo de gestão precisa de informações exatas, por isso há a importância de ter um sistema de informações que seja capaz de auxiliar nos sistemas operacionais e estratégicos. “Processo de gestão, também conhecido como processo decisório é dividido em três fases: planejamento, execução e controle”, segundo Padoveze (2009, p. 27). A gestão financeira é assim a capacidade de avaliar a rentabilidade empresarial, tendo em vista, em função das condições actuais e futuras, verificar se os capitais investidos são remunerados e reembolsados de modo a que as receitas superem as despesas de investimento e de funcionamento.
De forma a alcançar a sobrevivência e desenvolvimento pretendido pela empresa, a avaliação
e