Trabalho individual
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS 4
3 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 7
4 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 8
5 IMPOSTOS SOBRE VENDA 9
6 ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO 10
7 IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA INTEGRADO PARA GERAR INFORMAÇÕES 11
8 CONCLUSÃO 13 INTRODUÇÃO
A conceituação dos termos utilizados na contabilidade nos permite compreender a forma prática de executar processos contábeis e compreender como se formam os preços e custos das empresas e também como utilizar as ferramentas certas para fornecer informações corretas e fundamentais para a tomada de decisões dentro da empresa, para atingir o ponto de equilíbrio e posteriormente a lucratividade necessária.
DEFINIÇÕES CONCEITUAIS
1 SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS
O sistema de acumulação de custos deve ser escolhido de acordo com o sistema de produção da empresa.
1 Sistema de Acumulação de Custos por Ordem de Produção
Esse sistema é onde o custo é acumulado seguindo ordens específicas de produção de determinado produto ou uma grande quantidade de produtos. Respeitando as ordens de produção emitidas no início do processo. Esse sistema é o mais adequado quando a produção é feita sob encomenda.
2 Sistema de Acumulação de Custos por Processo
Nesse sistema de acumulação de custos é comum quando a produção é feita em série, os produtos são iguais uns aos outros e todos os procedimentos de produção são padronizados.
O sistema possui características específicas, são elas: - Todos os custos são acumulados em contas durante um período e são reclassificados entre os departamentos de produção. - Os custos são enviados de um departamento para outro sofrendo acúmulos até o