Trabalho Individual Segundo Periodo
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Fidelização. 4
2.1.1 ILUSTRAÇÃO CRM 5
2.1.1.1 PRINCÍPIO DE PARETO 5
3 acreditar no produto oferecido. 7
3.1 Ciclo do mix de marketing. 8
4 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL. 9
4.1 FERRAMENTAS PARA AUXILIO DO DIAGNÓSTICO. 9
5 CUSTEIO 10
6 CONCLUSÃO 12
1 INTRODUÇÃO
Segundo a Lei 8.955/94 ou Lei da Franquia Empresarial, “franquia é um sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício”.
Existem vários motivos para um empreendedor abrir uma pequena ou grande franquia, pois ela permite a utilização de uma marca já existente no mercado, minimizando os erros e problemas para o gestor e também ela trás mais segurança e comodidade.
Estatisticamente falando, segundo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), apenas 15% das franquias fecham em até 5 anos de inauguração em relação a 80% das outra empresas. No Brasil, o número de redes franqueadas aumenta cada vez mais, tornando-se o sexto País no Ranking em quantidades de unidades franqueadas.
Para iniciar o negócio é necessário entender e pesquisar sobre cada ponto envolvido como, por exemplo, saber os melhores indicadores de marketing, como elaborar um plano de negócios, distinguir custos e despesas, cada ferramenta é crucial para que o seu negócio vá bem.
2 DESENVOLVIMENTO
Kotler alega que Marketing tem que se relacionar autônoma com todos os departamentos da organização
“O Marketing não pode ser visto apenas como um setor. Na verdade, esse setor deve funcionar como uma força de papel decisivo