PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
1. Quais são as características da Psicologia como ciência? Diferenciar os conhecimentos da Psicologia dos conhecimentos do senso comum
*Objeto específico
*Linguagem rigorosa
*Métodos e técnicas específicas
*Processo cumulativo do conhecimento
*Objetividade
Diferenciar os conhecimentos da Psicologia dos conhecimentos do senso comum. A ciência compõe-se do conjunto de conhecimento sobre os fatos, os aspectos da realidade [objeto de estudo da ciência ] e é expressa por meio de uma linguagem precisa e rigorosa.
O senso comum abrange o conhecimento [ não-científico ] de tudo aquilo que aprendemos e apreendemos ao longo da vida.
Enquanto o senso comum baseia-se no conhecimento acumulado ao longo da vida, o conhecimento científico é experimentado, provado de forma científica, não apenas vivido.
Filosófico – É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É especulativo sobre fenômenos e gera conceitos subjetivos
2.Diferenciar os conhecimentos da Psicologia dos conhecimentos religioso, filosófico.
Científico - É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. É racional e objetivo, atém-se aos fatos, é analítico, requer exatidão e clareza, é verificável. Religioso - Dogmático, não testável, depende de crença/fé Filosófico – É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É especulativo sobre fenômenos e gera conceitos subjetivos
3..Como a Psicologia iniciou como ciência?
'Considera-se como fundador da psicologia moderna Wilhelm Wundt, por ter criado, em 1879, o primeiro laboratório de psicologia na universidade de Leipzig, Alemanha. A psicologia se tornou uma ciência independente da filosofia graças a Wundt, nos finais do século XIX. Foi a partir deste acontecimento que se desenvolveram de forma sistemática as investigações em psicologia, através de vários autores que a esta ciência se dedicaram, construindo múltiplas escolas e teorias.
Wundt criou o que, mais tarde, seria chamado de Estruturalismo, por Edward