Trabalho Individual 2 Semestre LEANDRO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL 4
2.2 SERVIÇO SOCIAL COMO PROFISSÃO 4
2.3 SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL 5
2.4 QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL 6
2.5 QUESTÃO SOCIAL NA ATUALIDADE 6
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O Serviço Social teve sua origem e foi desenvolvido como prática social institucionaliza no século XlX. Com a alienação e distanciada da luta de classe. O Serviço Social rompe com a alienação e surge no seio do poder da burguesia. Sob o impacto do capitalismo.
No entanto houve uma grande união entre os três maiores poderes da sociedade. Que foi a Burguesia, Estado e a Igreja Católica. Através dessa união nasce a profissão de Serviço Social. Sob a marca profunda do capitalismo. E surge para atender as necessidades da sociedade.
No Brasil a profissão surge fortemente através da Igreja Católica pelos Córregos de Santo Agostinho, através de um curso para moças católicas. No entanto foi neste evento que marcou o Serviço Social na sociedade brasileira. Outro aspecto a tratar, é o cenário em que se insere o Serviço Social hoje, as novas bases de produção da questão social, cujas múltiplas expressões são o objeto do trabalho cotidiano do assistente social.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL
O Surgimento do Serviço Social foi na primeira metade do século XlX. Sob os impactos da Revolução Industrial, que seus efeitos começaram a penetrar mais no contexto social, mudando a estrutura e a dinâmica da sociedade europeia, foi onde expandiu com o capitalismo.
Quanto ao capitalismo, modo de produção profundamente antagônico e pleno de contradições, desde o inicio de sua fase industrial instituiu-se como um divisor de águas na história da sociedade e das relações entre com os homens. Com o capitalismo instituiu a sociedade de classes e se instaura um novo modo de relações sociais, durante toda metade do século