Aula Atividade
Disciplina: Economia
Prof.:
Wilson Salvalagio
Aula:
03 – Microeconomia
Aula Atividade
Objetivo da Atividade:
Permitir ao aluno complementar e exercitar seu conhecimento em relação ao tema tratado na teleaula.
Orientações:
Caro Aluno,
Leitura do texto sobre Análise de Mercado, com o objetivo de conhecer as características dos mercados, os processos de oferta e demanda e as estruturas de mercado e responder às questões propostas.
ANÁLISE DE MERCADO
Mercado, oferta e procura (demanda)
Mercado, em sentido genérico, é o local onde se encontram os produtores e os consumidores de determinada zona ou região econômica. No sentido amplo do termo, possui vários significados. Ora refere-se a um local determinado, ora abrange certas áreas específicas, quando genericamente abrange produtos específicos de uma região – mercado brasileiro de soja, canadense de trigo etc.
(GASTALDI, 2000).
De qualquer modo, o mercado representa qualquer lugar onde grupos de pessoas se reúnem para vender e comprar bens e serviços. Não necessariamente é preciso a presença física para se consumar o mercado, sobretudo, atualmente, com os modernos meios de comunicação e formas de comércio.
UNOPAR VIRTUAL
Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais
Normalmente, pensa-se em mercados como áreas geográficas, mas na realidade existem três tipos de mercados: (a) os mercados geográficos, que incorporam a utilidade de lugar (por exemplo, o mercado brasileiro); (b) os mercados de um produto, que incorporam a utilidade de forma (por exemplo, o mercado de automóveis); (c) os mercados temporais, que incorporam a utilidade de tempo (por exemplo, o mercado de soja em junho).
A formação de preço de mercado é um resultado direto das condições de oferta e demanda.
A análise da interação entre a oferta e a demanda pressupõe três condições básicas, quais sejam o desejo por parte das empresas de livre mercado e maximização de lucro e por parte dos consumidores a