AULA ATIVIDADE
Disciplina:
Prof.
Aula:
Semestre:
Administração Financeira e Orçamentária
Fabio Rogério Proença
06 - Operações de Crédito, Fontes de Recursos de Curto e de Longo Prazo
4º
Aula Atividade
Objetivo da atividade:
Permitir que os alunos possam apresentar as principais informações e conhecimentos adquiridos sobre as fontes de recursos.
Caro aluno,
Orientações:
Nossa atividade de hoje será na forma de apresentação de debate. Inicialmente formem grupos para a realização da leitura do texto. Em seguida o Tutor de sala passará as orientações para a aula atividade – ok!
DECISÕES DE FINANCIAMENTO
CAPITAL PRÓPRIO
Empiricamente, sabe-se que os investimentos com prazo de retorno longo ou de alto grau de risco devem ser financiados com capital próprio. O capital próprio é obtido por meio da venda de ações preferenciais e ordinárias e com os lucros retidos.
Uma empresa precisa manter equilíbrio entre o capital próprio e o capital de terceiros. A partir de determinado grau de alavancagem financeira, o custo do empréstimo torna-se excessivamente alto a ponto de inviabilizar sua captação. Existem ramos de atividades econômicas que permitem maior ou menor grau de alavancagem financeira.
CAPITAL DE TERCEIROS
A taxa bruta de juro é formada pela taxa de inflação e pela taxa de juro real (que, por sua vez, é composta de taxa livre de risco).
UNOPAR VIRTUAL
Bacharelado em Administração
O custo do capital de terceiros é a taxa de retorno pelo qual o investidor deseja ser remunerado pelo risco que estará correndo temporariamente, ao ceder seu capital ao tomador. PRINCIPAIS FONTES DE CAPITAL DE TERCEIROS
Mesmo com a estabilidade econômica, os empréstimos em moeda local continuam escassos e caros no Brasil, pois o nível de poupança interna não é o suficiente para financiar as atividades empresariais em caráter permanente.
As empresas são obrigadas a buscar empréstimos e financiamentos externos, pela