Aula atividade
Disciplina: Prof.(a): Aula: Semestre: Introdução a Contabilidade Vânia de Almeida Silva Machado 05 - A Profissão Contábil e Partidas Dobradas 1° Aula Atividade Objetivo da atividade: Discutir a partir do artigo, qual a realidade do município em que os alunos vivem no que diz respeito ao assunto proposto. Orientações: Caro aluno, Reúnam-se em duplas para discutir o artigo e respondam os seguintes questionamentos: a) Quais os riscos da informalidade a partir do depoimento do empresário? b) Relate se você conhece algum exemplo parecido com o depoimento do empresário que tenha acontecido em sua cidade; c) Qual a realidade das empresas em sua cidade: vocês avaliam que a maioria das empresas possui contador? d) A partir do seu conhecimento, baseado na sua região, como vocês avaliam o índice de informalidade nas empresas?
OS RISCOS DA INFORMALIDADE: DEPOIMENTO DE UM “EMPRESÁRIO” (FONTE: http://www.sebrae-c.com.br/ideais/default.asp?vcdtexto=2168&%5E%5E) Eu era uma pessoa conceituada na comunidade. Pai de família exemplar. Queria ser dono de uma empresa de sucesso e deixar um patrimônio para os meus filhos. Após anos como empregado, concretizei o sonho de finalmente ter o meu próprio negócio. Achei que era fácil a vida de empresário. Era competente tecnicamente e "levava jeito" para administrar os negócios. Decidi abrir uma empresa informal, pois desta forma comprava e vendia e não prestava contas para o Governo. Acreditava que era perda de tempo e dinheiro pagar imposto, pois entendia que os políticos não sabiam administrar o dinheiro público. Tinha certeza absoluta que a minha empresa iria prosperar, apesar da informalidade.
UNOPAR VIRTUAL
Ciências Contábeis
Cansei de ouvir palpites de amigos, sobre a utilidade de um contador, mas dizia para mim mesmo: "Para que ter contador, eles só atrapalham, ganham dinheiro e não fazem nada!". Um amigo, gerente do Banco do qual tinha minha conta pessoal, sugeriu que eu fizesse um Plano de Negócio: "Para que