uipipipi

1260 palavras 6 páginas
Após a realização da experiência, e depois de feitos os cálculos, verificou-se que os volumes utilizados nos diferentes ensaios foram diferentes, embora se encontrassem dentro dos valores correctamente admissíveis. Estes valores representam aproximadamente o ponto de equivalência da reacção, que observamos a partir da mudança de cor do indicador adicionado ao titulado (Fenolftaleína) à medida que se foi adicionando o titulante (NaOH). Assim, a cor inicial da solução de HCl (titulado), foi substituída por uma cor carmim, cuja permanência nos acusa o ponto de equivalência.
O pH inicial da solução de HCl é baixo. À medida que adicionamos NaOH, o OH- reage com o ácido, e o pH começa a subir gradualmente. Perto do ponto de equivalência, a variação de pH com a adição de base é muito brusca e a curva de titulação torna-se praticamente vertical. Depois de todo o ácido ser consumido, a adição de mais base sobe o pH cada vez mais lentamente, até que o pH da solução seja semelhante ao da base.
Neste tipo de titulação (cuja reacção é completa), o ponto de equivalência é superior a 7, porque neste ponto a solução resultante da reacção entre titulante e titulado tem pH maior que 7, devido ao facto do sal formado (que está em solução aquosa) derivar do ácido fraco e da base forte. Foi também devido a isto que utilizamos a Fenoftaleína como indicador.
A reacção ocorrida pode ser representada pela seguinte equação química: HCl(aq)+NaOH(aq) à H2O(l)+NaCl(aq).

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Ambos os métodos permitiram a determinação da concentração de ácido, sendo os valores encontrados valores próximos do valor esperado (a solução foi preparada para ter uma concentração 0,10mol/dm! ), no entanto valores um pouco dispares(0,103mol/dm! e 0,088mol/dm! ). Sendo a titulação usando um indicador de mudança de cor uma técnica pouco fidedigna, por depender a sensibilidade do operador, provavelmente o valor real da solução será o determinado pelo segundo método. Ainda assim é de

Relacionados