Centro de Referência do Idoso - Psicologia Social
1 INTRODUÇÃO 4
2 COMPREENSÃO 5
3 CONCLUSÃO 13 REFERÊNCIAS 14
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho de observação tem como objetivo levantar as diversas atividades e comportamentos das pessoas nos diversos parques de São Paulo, suas características específicas, semelhanças e diferenças.
Os parques dentro de centros urbanos têm papel fundamental para a promoção de saúde e qualidade de vida. Buscamos observar o comportamento das pessoas nos parques, notar como elas se relacionam e quais as atividades que praticam dentro das diversas possibilidades oferecidas nos diferentes parques de São Paulo.
A cidade de São Paulo conta com 97 parques administrados pela prefeitura. O grande número de parques em São Paulo nos permite observar os aspectos comuns que estes apresentam, bem como suas características próprias.
Observando a interação das pessoas nestes diferentes parques, pretendemos notar comportamentos comuns e particulares, conforme a estrutura dos parques, sua localização e atividades oferecidas.
Os parques, além de seu importante papel para a promoção de saúde e bem estar, também são palco de manifestações culturais e de protesto. Neste trabalho, também pretendemos demonstrar o papel social que os parques apresentam, manifestando o contexto do bairro e da cidade onde estão inseridos.
2. COMPREENSÃO
Inicialmente nos deparamos com a existência de inúmeros parques na cidade de São Paulo, desde parques com áreas pequenas como o parque do cordeiro que possui uma área de 34.965 m² (prefeitura de São Paulo) a grandes parques que são verdadeiras reservas florestais com milhões de quilômetros caso do Parque Estadual da Cantareira que conta com 79 milhões de m² onde caberiam cerca de 50 Ibirapuera, conforme matéria do Jornal O Estado de São Paulo. Estão localizados em todas as regiões da cidade, de bairros da periferia a áreas centrais e nobres. Inúmeras atividades são praticadas e o público frequentador