Trabalho Incêndios
O fogo existe desde a formação da Terra, acredita-se que os primeiros contatos do homem primitivo com o fogo foram com grandes manifestações naturais como os raios que provocaram grandes incêndios florestais.
Com a evolução o homem passou a integrar esse elemento a sua vida, primeiramente sendo obtido através da fricção de pedras, para ser utilizado no cozimento de alimentos, iluminação e aquecimento das cavernas.
O INCÊNDIO
É a força do fogo com sai do controle e o homem sente seus efeitos destruidores. A exposição a um incêndio pode produzir a morte seja pela inalação dos gases, ou pelas queimaduras graves.
A COMBUSTÃO
Combustão é uma reação química, na qual uma substância combustível reage com o oxigênio, ativada pelo calor (elevação de temperatura), emitindo energia luminosa (fogo), mais calor e outros produtos.
A combustão pode ser classificada em:
TETRAEDRO DO FOGO
- O Calor: é o elemento que serve para dar início a um incêndio, mantém e aumenta a propagação.
- O oxigênio: é necessário para a combustão e está presente no ar que nos envolve.
- O combustível: é o elemento que serve de propagação do fogo, pode ser sólido, líquido ou gasoso.
- Reação em Cadeia: A reação em cadeia torna a queima auto-sustentável. O calor irradiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em partículas menores, que se combina com o oxigênio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustível, formando um ciclo constante.
Combustível é o material oxidável (sólido, líquido ou gasoso) capaz de reagir com o comburente (em geral o oxigênio) numa reação de combustão. Comburente é o material gasoso que pode reagir com um combustível, produzindo a combustão. Ignição é o agente que dá o início do processo de combustão, introduzindo na mistura combustível/comburente, a energia mínima inicial necessária. Reação em cadeia é o processo de sustentabilidade da combustão, pela presença de radicais livres, que são formados durante oprocesso de queima