Trabalho incompleto mecânica industrial
O relatório a seguir, será abordado o tema de manutenção preventiva/corretiva ao decorrer do estágio/trabalho efetivo, onde posso destacar os de hidráulica e pneumática; maquinas operatrizes; normas de segurança, saúde e meio ambiente; máquinas de trefilação e laminação; alto forno; elaboração de ARL (ANÁLISE DE RISCO LOCAL).
MANUTENÇÃO HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA
Antes de falar de hidráulica e pneumática, tenho de falar do tema principal que é a manutenção preventiva e corretiva e não deixar de destacar o planejamento, para que possa ser desenvolvido um trabalho com segurança.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva se baseia no tempo, busca evitar a indisponibilidade inesperada do equipamento, através da substituição de componentes ou partes do equipamento a intervalos de tempo prefixados, baseados em dados técnicos de vida útil dos componentes.
A manutenção preventiva é o conjunto de atividades técnicas e administrativas cuja finalidade é reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de uma peça ou equipamento.
A manutenção preventiva visa também a evitar ou reduzir a ocorrência de manutenção corretiva, pois ela é executada antes que a falha aconteça.
A manutenção preventiva é feita a partir dos planos de manutenção. Esses planos são previamente elaborados e implantados por um sistema gerenciador, a necessidade de cada equipamento ou peça e consequentimente são geradas OS ordens de serviço em espaços de tempo previamente registrados em sistema.
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva é efetuada após a ocorrência de uma pane. Tem a finalidade de recolocar um componente ou equipamento em condição de executar sua função requerida, ou seja, a função para a qual foi projetado e instalado.
Por exemplo: A função de uma bomba é bombear um determinado fluido a uma vazão e uma pressão especificadas. Na manutenção corretiva, a intervenção na bomba só ocorrerá quando ela deixar