Trabalho impostante
1. É um termo herdado do cinema e traz uma breve ideia da história a ser contada e seus personagens.
2. A Sinopse é a apresentação de uma primeira ideia criativa, a ser submetida ao cliente ou à equipe de trabalho. É a partir da aprovação dessa primeira ideia (ou de sua reformulação) que será dada sequência ao audiovisual.
3. “É A ROTA, O RUMO QUE SE DEVE SEGUIR E QUE DEVE SER DETERMINADO ANTES DE SE ESCREVER UM ROTEIRO.” (SYD FIELD)
4. “É A LINHA DA HISTÓRIA, O RESUMO.” (MARCOS REY)
5. A sinopse deve ser atrativa e fazer com que o leitor queira saber como a história se desenvolve e termina.
6. Quando uma sinopse é destinada ao cliente e à equipe de trabalho, ela deverá conter o princípio, o meio e o fim da história, incluindo o seu desfecho. Quando ela se destina ao público em geral, ela deverá conter o princípio, o meio e o fim da história, sem, no entanto, incluir o seu desfecho, a fim de manter o suspense para despertar a curiosidade do leitor e o seu desejo de assistir ao audiovisual.
7. Uma sinopse deve conter os seguintes elementos:
a) Contar a história. Dizer o que acontece, não analisar ou justificar ou explicar o seu significado para a equipe ou cliente.
b) Caracterizar os personagens. Um personagem pode ser de carne e osso ou não. Um objeto qualquer, que fica se mexendo em cena também é personagem porque tem uma ação própria na história.
c) Contextualizar. Explicar onde tudo ocorre. Se no bar, no campo, num fundo branco, no futuro, no passado, se está chovendo ou faz sol, etc...
Ou seja:
8. Na publicidade, a sinopse é o "resumo da idéia do comercial", o embrião, aquilo que faz o comercial ser ousado, diferente, "dar o recado".
9. É possível fazer uma boa sinopse de um VT, de um documentário, de um filme em, no máximo, dez linhas.
Exemplos de sinopse
FILME UMA LINDA MULHER
Sinopse para roteirização
Uma jovem garota de programa é contratada por um milionário, que trabalha comprando e vendendo empresas. Com o passar