TRABALHO HOJE
TEORIAS DA PERSONALIDADE I
Atividade apresentada ao curso de Psicologia como avaliação parcial à disciplina de Teoria da Personalidade I, 3º Período Noturno.
Professor: Pedro Teixeira Castilho
Divinópolis/2015
Augustine, França Nov / 2012
Augustine, o filme nos trás apontamentos sobre histeria em mulheres. No filme pudemos observar o que pode ser suas causas e consequências bem como os sintomas nessa situação. Podemos dizer que por outro lado o filme nos trás também a ideia de como o jogo de sedução e embaraços a transferência pode causar no tratamento levando a cura ou ao encerramento precoce do mesmo.
Em seus estudos sobre a histeria Jean Martin Charcot produzia um acervo imagens de mulheres em crises histéricas dentro de um hospital onde ele podia observar de perto cada reação esboçada por cada uma daquelas que ele julgava ser “histérica” e quais eram suas subjetividades.
A personagem principal do filme foi introduzida junto a outras mulheres a esse hospital com sintomas da doença. A partir desse ponto Charcot inicia um tratamento com a personagem “Augustine” que é feito através da técnica de hipnose onde a paciente revelava suas crises histéricas que por sua vez demonstrava desjos sexuais ocultos e que após a crise era sempre acompanhadas de paralisia em algum membro ou localidade do corpo, a falta de sensibilidade em um lado do corpo tudo muito bem observado pelo estudioso. Durante o tratamento a paciente se sente atraída por Charcot e passa a ver nele sua única forma de cura. Augustine manifesta sempre o seu desejo de ser ouvida, deixando a entender que a fala pode levar a resultados terapêuticos ainda não obtidos. Segundo estudos Freudianos nesse momento observamos uma relação entre o processo de transferência e o complexo de Édipo, onde pode haver um desempenho de papel muito importante na estruturação da personalidade e na orientação do desejo humano, onde se