Situação do Trabalho Hoje
Situação do Trabalho Hoje:
A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de conseqüências sociais que afetaram os trabalhadores nos processos de trabalho. Um novo padrão produtivo surgiu baseado nas novas tecnologias e conhecimentos, a mão-de-obra necessária diminuiu e a produção ficou mais rápida e passou a se produzir produtos em grandes quantidades, isso gerou grande impacto na questão do desemprego, já que cada vez mais maquinas estão ocupando o lugar dos trabalhadores. Esses males da sociedade contemporânea parecem resultar da reestruturação produtiva, das novas formas de organização do trabalho, da maior utilização da inovação tecnológica.
Produção: Ao viverem em sociedade, as pessoas participam diretamente da produção, da distribuição e do consumo de bens e serviços, ou seja, participam da vida econômica da sociedade. Operários quando trabalham estão ajudando a produzir, quando, com o salário que recebem, compram algo, estão participando da distribuição, pois estão comprando bens e consumo. Atualmente o Brasil vive o modo de produção capitalista que é o trabalho assalariado. As relações de produção capitalistas baseiam-se na propriedade privada dos meios de produção pela burguesia, que substituiu a propriedade feudal, e no trabalho assalariado, que substituiu o trabalho servil do feudalismo. O capitalismo é movido por lucros, portanto temos duas classes sociais: a burguesia e os trabalhadores assalariados.
Matéria-prima: Os objetos que, no processo de produção, são transformados para constituírem o bem final são chamados de matéria-prima. Por exemplo, as matérias primas de uma costureira são o tecido, a linha e etc.; tudo isso vai passar a constituir a roupa, antes de serem matérias-primas, esses elementos encontram-se na natureza em forma de recursos naturais. O Brasil está exportando cada vez mais matérias-primas, principalmente minerais, e cada vez menos produtos de valor agregado, principalmente os de