Trabalho Historia Ercilia Universidade Sao Tomas
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Docente:
Estudantes: Ercilia
Maputo, 23 de Abril de 2013 Introdução
O Presente trabalho tem com principal objectivo, falar sobre a revolução industrial e das suas diferententes fases, a importancia que ela teve para desenvolvimento da sociedade e em particular o Posicionamento da Inglaterra no mundo como sendo o pionerio da revolução Industrial.
Desenvolvimento
Revolução Industrial
A primeira Revolução Industrial surgiu principalmente na Inglaterra no final do século XVIII. No decorrer do século XIX, outros países iniciaram sua industrialização: os Estados Unidos, a França, a Alemanha, a Itália, a Holanda, o Japão e a Bélgica. Essa primeira fase da industrialização é chamada de Primeira Revolução Industrial, que vai de 1760 a 1860. Os principais recursos materiais utilizados nessa fase foram o ferro, o carvão, o tear mecânico e a máquina a vapor.
Fases da Revolução Industrial
Primeira Fase
A primeira fase da revolução industrial (1760-1860) acontece na Inglaterra. O pioneirismo se deve a vários factores, como o acúmulo de capitais e grandes reservas de carvão. Com seu poderio naval, abre mercados na África, Índia e nas américas para exportar produtos industrializados e importar matérias-primas. Ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII, houve o acúmulo de capitais em mãos de um pequeno grupo investidor. Esses capitais provinham do comércio colonial, do contrabando, do tráfico de escravos, de transações com outros países. Esses capitais eram igualmente acumulados através de operações no sector da produção agrícola. Esses capitais não eram atingidos por tributos elevados e desde o século XVII dispunham de uma empresa bancária sólida “o Banco da Inglaterra”, onde inclusive poderiam ser depositados com amplas garantias, sem se esquecer a possibilidade de obtenção de créditos.
Segunda Fase
A segunda fase da revolução Industrial teve inicio nos Estados Unidos