Trabalho Historia 3
O texto fontes históricas pré-hispânicas ou de leitura ampla nos dar uma visão melhor de como estudar a cultura da civilização americana, podemos encontrar fontes citada pelo autor Eduardo Natalino dos Santos, como por exemplo as estelas olmecas e zapotécas, as pinturas murais de teotihuacacan, as pinturas murais, os relevos em pedra,os painéis em gesso e pinturas cerâmica maias; murais, relevos, gravados tolteco e toltecas-chichimecas do período pós clássico.
Vamos abordar nesse trabalho algumas fontes históricas da mesoamérica compostas por figuras e escritas feitos por eles naquele tempo, para um melhor entendimento e interpretação a eles relacionados, contudo o nosso maior objetivo é montar por meio de casos exemplares com base e problemas que são comuns a esse tipo de fontes.
As principais formas artísticas olmecas que sobreviveram ao passar dos séculos são a estatuária monumental e pequenas obras em jade. Muita da arte olmeca é altamente estilizada e usa uma iconografia que reflete um significado religioso. Contudo, alguma arte olmeca é surpreendentemente naturalista, exibindo uma precisão relativamente à anatomia humana provavelmente apenas igualada na América pré-colombiana pela melhor arte maia da era clássica. Motivos comuns incluem bocas descaídas e olhos mongólicos, ambos vistos como representações dos jaguares-homens.
Além de temas humanos, os artesãos olmecas dedicavam-se à representações de animais, por exemplo, as vasilhas em forma de peixe e de ave
Enquanto as figuras olmecas são encontradas abundantemente em sítios datados de todo o período formativo, são os monumentos em pedra como as cabeças colossais a imagem de marca da cultura olmeca.
monte alban é um conjunto arquitectónico sagrado que faz parte dos costumes religiosos dos povos mesoamericanos. Foi construída em várias plataformas escalonadas como pirâmides de diferentes alturas. Ali se faziam jogos de bola. Distingue-se de outros complexos