Trabalho de Historia 3 ano
República Oligárquica (1894-1930) foi o período da história brasileira em que o poder ficou nas mãos das oligarquias cafeeiras. O governo federal foi controlado pelas oligarquias de São Paulo e de Minas Gerais, por meio da chamada "Política do Café-com-Leite. O "café" é referência a São Paulo, maior centro exportador de café do país, e o "leite", a Minas Gerais, apesar de esta não ter a maior produção de leite nacional.
Republica Café com Leite:
A política do café-com-leite foi uma política de revezamento do poder nacional executada na República Velha pelos estados de São Paulo - mais poderoso economicamente, principalmente devido à produção de café - e Minas Gerais - maior pólo eleitoral do país da época e produtor de leite. As cicatrizes desta política foram profundas e determinam até hoje o andamento do país através de modificações permanentes que diferenciam desde então o federalismo no Brasil de como esse sistema funciona no restante dos países do mundo, inclusive nos Estados Unidos, seu maior propagador.
A Semana de Arte Moderna permanece como um marco na história do Brasil. A reunião de artistas plásticos, músicos e escritores vanguardistas num mesmo ambiente fez com que o encontro tomasse um caráter incentivador da renovação não apenas artística, mas também social e política no país.evido a grande explosão de ideias inovadoras o público não ficou lá muito satisfeito com o que foi apresentado na SAM, que de tanto pregar a liberdade não possuía um padrão entre os seus artistas. Durante a Semana Villa-Lobos foi vaiado devido a um equívoco do público – ele se apresentou calçando um sapato e uma sandália, pois estava com um calo no pé, as pessoas no momento interpretaram como uma atitude futurista desrespeitosa – e Manuel Bandeira foi atrapalhado pelo público quando leu o poema “Os Sapos”, logo na abertura.Muitas críticas explodiram na época e a Semana de Arte Moderna só foi realmente valorizada após alguns anos, quando as