Trabalho Hidraulica
Na noite de 08 de abril de 2015 (quarta-feira), devido a uma forte chuva os acostamentos rodovia BR – 343, no trecho que liga a Ladeira do Uruguai a PI – 133 desmoronaram, resultando na interdição da rodovia. A obra de reconstrução dos trechos está sendo realizada por uma empresa terceirizada, Getel, sendo o planejamento responsabilidade do DER – PI (Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí.
Na data de 17 de abril de 2015, o 6º período de Engenharia Civil do ICF realizou uma visita a obra de reconstrução dos trechos cortados pelas chuvas e projeto de drenagem da BR – 343.
Desenvolvimento
O processo de reconstrução vem sendo dividido em três etapas. Na primeira etapa foi feito um corte na região afetada para realizar a instalação da base do novo bueiro. A segunda, além da retirada de materiais antigos, vem sendo executada a instalação da base para formação do bueiro triplo. E para a terceira fase, que ainda irá acontecer, será feita a retirada do entulho e nivelamento até a pista, na sua parte superior.
Segundo o projeto, a intenção é continuar usando o bueiro antigo, e somente quando a capacidade de vazão deste for ultrapassada é que será utilizado o novo bueiro de três tubulações, evitando assim que o nível de água transborde a pista.
Conclusão
O problema que se nota é a falta de projetos de retenção de água nas novas áreas impermeabilizáveis. Nota-se que as construções de condomínios residências na área, não possuem projeto próprio de retenção. A consequência disso foi o aumento significativo da vazão e, sem nenhuma modificação no canal de escoamento, ocorreu a passagem de fluxo por cima da BR. Com isso, o que deveria ser feito é: bueiros com diâmetros que suportem a nova vazão, limpeza do canal do bueiro e um sistema de retenção de água.
Referências
Em 23/04/2015, às 14:35h:
http://www.meionorte.com/blogs/efremribeiro/prf-interdita-trecho-da-br-343-da-ladeira-do-uruguai-ate-a-pi-113-312975