trabalho de hidraulica
Curso de Engenharia Mecânica
Alan Charles
Brena Caira
Luciano GomidesSilva
Rafael
Ramires
Reinaldo
BOMBAS DE ENGRENAGENS E BOMBAS DE PALHETAS
Coronel Fabriciano
2013
Sumário
BOMBAS DE ENGRENAGENS E BOMBAS DE PALHETAS
1Introdução
O mercado atualmente exige que as bombas hidráulicas ocupem pouco espaço e que tenham baixo índice de ruído, mínima pulsação de pressão e de vazão e ao mesmo tempo altos índices de eficiência. As bombas hidráulicas é um dos principais equipamentos do sistema, trabalhando como fonte de energia. Além disso, a bomba define também a velocidade da máquina através do volume de fluido deslocado e da sua velocidade de rotação. Basicamente existem duas grandes famílias de bombas: bombas de deslocamento fixo (são aquelas onde a vazão depende exclusivamente da velocidade de rotação) e bombas de deslocamento variável (a vazão depende da velocidade de rotação podendo também ser influenciada por dispositivos ou vereadores).
A bomba de engrenagem pertence á família de bombas de deslocamento fixo e dentre todos os modelos, são as mais utilizadas na maioria das aplicações industriais, navais e móveis. As bombas de deslocamento variável são fundamentais para redução do consumo de energia evitando perdas, além de minimizar geração de calor. Outra importante característica é o baixo nível de ruído mesmo em condições severas de sua utilização. Atualmente as exigências quanto á economia de energia e a diminuição de custos de fabricação tem viabilizado a utilização das bombas de vazão variável. A bomba de palhetas de vazão variável é também uma opção como solução para o problema de consumo de energia.
2 Bombas Hidráulicas
As bombas hidráulicas são dispositivos utilizados para converter energia mecânica em energia hidráulica. Uma bomba é capaz de fornecer vazão, porém não pode por si mesma produzir pressão