Desenhos geometricos nas Bandeiras
Quadrilátero de lados opostos paralelos e ângulos internos retos.
Um retângulo é um paralelogramo, cujos lados formam ângulos retos entre si e que, por isso, possui dois lados paralelos verticalmente e os outros dois paralelos horizontalmente.
Pode-se considerar o quadrado como um caso particular de um retângulo em que todos os lados têm o mesmo comprimento.
Fórmulas
O perímetro de um retângulo de base "b" e altura "H" é:
A superfície ou área de um retângulo de base "b" e altura "h" é:
Cada diagonal tem comprimento:
Triângulo
No plano, triângulo é a figura geométrica que ocupa o espaço interno limitado por três linhas retas que concorrem, duas a duas, em três pontos diferentes formando três lados e três ângulos internos que somam 180°.
. Também podemos dizer que o triângulo é a união de três pontos não-colineares (pertencente a um plano, em decorrência da definição dos mesmos), por três segmentos de reta.
O triângulo é o único polígono que não possui diagonais e cada um de seus ângulos externos é suplementar do ângulo interno adjacente.[2] O perímetro de um triângulo é a soma das medidas dos seus lados. Denomina-se a região interna de um triângulo deregião convexa (curvado na face externa) e a região externa de região côncava (curvado na face interna).
Círculo
Na Matemática e na Geometria, um círculo ou disco é o conjunto dos pontos internos de uma circunferência. Por vezes, também se chama círculo ao conjunto de pontos cuja distância ao centro é menor ou igual a um dado valor (ao qual chamamos raio). A área A de um círculo pode ser expressa matematicamente por:
onde r é o raio da circunferência e (Pi) uma constante.
1ª Demonstração
Considere-se uma sucessão de polígonos regulares inscritos na circunferência. A área de cada um desses polígonos é dada por S = p.a , onde p é o semi-perímetro do polígono ea é o seu apótema. À medida que o número de lados do polígono aumenta, p converge para a metade do comprimento da