historico da proposta triangular
Disciplina: Teoria da Arte Professor: Roberto Ferreira
Histórico da Proposta Triangular
Aluna: Luzineide S. Silva Arruda
2014
Sumário:
Introdução: Página..............................................................................................3
Histórico da Proposta Triangular: Página...........................................................4
Conclusão: Página............................................................................................14
Bibliografia: Página...........................................................................................15
INTRODUÇÃO:
A partir dos anos 90 no Brasil, surge: A Proposta Triangular do Ensino da Arte – Ana Mae Barbosa. Segundo a proposta, a construção do conhecimento em Artes, acontece quando há a interligação entre a experimentação, a codificação e a informação. Propõe que o programa do ensino de arte seja elaborado a partir de três ações básicas:
- Ler obras de Arte: baseia-se na descoberta da capacidade crítica dos alunos. Aqui, a Arte não se reduz ao certo ou errado, considera a pertinência, o esclarecimento e a abrangência. O objeto de interpretação é a obra e não o artista.
- Fazer Arte: baseia-se em estimular o fazer artístico, trabalhando a releitura, não como cópia, mas, como interpretação, transformação e criação. Segundo BARBOSA Bastos, (2005, p. 144) “O importante é que o professor não exija representação fiel, pois a obra observada é suporte interpretativo e não modelo para os alunos copiarem”.
- Contextualizar: Consiste em inter-relacionar a História da Arte com outras áreas do conhecimento. Para Rizzi, é necessário estabelecer relações que