A proposta triangular no ensino da flauta doce
CURSO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA/MÚSICA
ELCANA PEREIRA. MORAIS
SÔNIA ROCHA ALMEIDA
METODOLOGIA TRIANGULAR COMO PROPOSTA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE FLAUTA DOCE COM ALUNOS DE 9 A 15 ANOS
ENGENHEIRO COELHO
2012
ELCANA PEREIRA. MORAIS
SÔNIA ROCHA ALMEIDA
METODOLOGIA TRIANGULA COMO PROPOSTA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE FLAUTA DOCE COM ALUNOS DE 9 A 15 ANOS
Trabalho de Conclusão de Curso do Centro Universitário Adventista de São Paulo do curso de (nome do curso), sob orientação do Ms. Vandir Rudolfo Schäffer.
ENGENHEIRO COELHO
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 METODOLOGIA 06
3 DESENVOLVIMENTO 07
3.1 Metodologia triangular no ensino aprendizagem musical 07
3.2 A função da contextualização na metodologia triangular 09
3.3 Apreciação como parte da metodologia triangular 13
3.4 Como ocorre “o fazer artístico” na metodologia triangular 16
5 REFERÊNCIAS 21
1 INTRODUÇÃO
Através de observações percebe-se que na atualidade se discute muito sobre a qualidade de professores de música que estão ocupando o mercado de trabalho, pois existem profissionais que não estão preocupados com a aprendizagem em si, mas apenas com o cumprimento curricular e conteúdos pragmáticos independentemente se os alunos aprendem ou não.
Por esse motivo este projeto tem como objetivo mostrar a outra faceta dos profissionais, aqueles que se preocupam em instruir, em se envolver, em instigar e ajudar no desenvolvimento cognitivo musical de cada educando. Para que isso ocorra é necessário que uma exposição dinâmica e atrativa aconteça a fim de que os alunos sintam prazer pelas aulas. Uma questão crucial do nosso estudo, para facilitar o desenrolar das aulas de flauta doce, seria como identificar elementos musicais no educando, para que a aula possa fluir a partir do conhecimento prévio existente em cada aluno. Segundo Mellouki, (2004, p. 540) “É neste sentido que se pode definir a