Plano Da Pratica Artes
Expressionismo abstrato
Abstrato informal e geométrico
Autores: Nilza de Fátima Linhares, Tânia Mara Miranda e Milena Caetano Prof. Orientador: Regina Kuster Moraes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Artes Visuais (turma 0084) – Módulo 3
04/05/2013
1 TEMA/ASSUNTO
O expressionismo abstrato, utilizado pela primeira vez em 1952 pelo critico H. Rosemberg refere-se a um movimento artístico que tem lugar em Nova York, após a segunda guerra mundial. Trata-se do primeiro estilo pictórico norte-americano, a obter reconhecimento internacional.
Alguns artistas envolveram-se completamente com este movimento e suas obras ficaram totalmente abstratas.
Um dos fundadores do movimento abstrato chama-se Vassily Kandinsky, o movimento abstracionismo diversificou-se em duas tendências:
O abstracionismo informal: predomínio dos sentimentos e emoções.
As formas e as cores são criadas mais livremente sugerindo associações com elementos da natureza.
O abstracionismo Geométrico: As formas e as cores se compõem de forma a ser apenas expressão de uma concepção geométrica.
2 OBJETIVOS
Geral: Desenvolver a produção de trabalhos de artes abstrata informal e geométrica, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, das linhas e das cores para exprimir emoções, desenvolvendo o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Especifico: Empregar as principais características do abstracionismo informal e geométrico de forma a compreender a técnica usada nas diferentes formas utilizadas nas pinturas abstratas, suas linhas e cores utilizadas para exprimir emoções de modo a desenvolver pinturas e gravuras, explorando os interesses em compreender o significado da arte do abstracionismo valorizando a pintura abstrata por meios de diferentes matérias.
Ampliar o conhecimento em pinturas e gravuras abstratas através do contato com objetos e materiais