Trabalho de hidraulica
CAMPUS VILA OLIMPIA
CURSO DE BACHARELADO ENGENHARIA CIVIL
LABORATORIO HIDRÁULICA
SÃO PAULO SP
2014
RESUMO
Os experimentos de Ressalto Hidráulicos, Orifícios e Bocais, Canal de Regime Uniforme e Bombas. O trabalho apresenta uma parte teórica coletada em bibliografia reconhecida na área de hidráulica e demonstração do experimento, realizado no laboratório de Hidráulica da USP (CTH), através de fotos e descrição passo a passo dos ensaios, apresentando os resultados e conclusões.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Para obtenção dos dados necessários à demonstração dos fenômenos Hidráulicos, realizamos experiências no CTH – Centro Tecnológico de Hidráulica e Recursos Hídricos da USP.
Nesse relatório, são apresentados os procedimentos para coleta de dados no laboratório, a demonstração dos cálculos, utilizando os dados coletados e as fórmulas indicadas na apostila auxiliar. Por fim serão apresentados os resultados obtidos bem como a análise dos resultados em função do objetivo.
O ressalto hidráulico é um fenômeno que na transição de um escoamento torrencial ou supercrítico para um escoamento fluvial ou regime subcrítico. Este fenômeno é caracterizado pela elevação acentuada no nível da água em uma reduzida distância, com elevada turbulência e grande perda de energia. O Número de Froude, denominado a seguir por Fr1, classifica o ressalto hidráulico na seção de escoamento torrencial
Orifícios e Bocais, é denominada de Orifício a abertura (na parede lateral ou no fundo de um reservatório) de forma geométrica definida de um recipiente, que possibilita o escoamento do fluido contido em seu interior.
São utilizados em projetos de irrigação, eclusas, bacias de detenção para controle de cheias urbanas, estações de tratamento de água e projetos hidrelétricos. Canal Regime Permanente Uniforme, caracteriza-se pela Profundidade, área molhada,