O Sucesso No Ensinar
Responda às questões abaixo, referentes à primeira parte do capítulo “ O Sucesso no Ensinar“, de Vasco Pedro Moretto.
1. Segundo Vasco Moretto, o que é sucesso e pseudo-sucesso no processo avaliativo?
O pseudo-sucesso acontece quando o professor obtém um bom resultado de seus alunos, mas este sucesso é em tom enganador, ou seja, o aluno é condicionado ao uso abusivo da memorização, a famosa “decoreba” e não obtém nada contextualizado ou que faça algum sentido.
O real sucesso acontece quando o professor consegue atingir os objetivos de ensinar de maneira contextualizada e significativa de conteúdos.
2. As boas notas alcançadas pelos alunos nas avaliações podem ser consideradas como eficiência do ensino?
As notas das provas não são o bastante para considerar a eficiência do ensino, visto que, um aluno pode se sair bem em uma prova porque as questões que ali estavam exigiram dele somente memorização, quando na verdade, o professor deveria formular exercícios em que o aluno fosse capaz de refletir e analisar.
3. O que professor deve levar em consideração ao formular perguntas para as suas avaliações?
O professor deve formular provas que exijam do aluno a capacidade de reflexão, crítica e análise, e não somente a memorização.
4. Qual a importância do professor traçar objetivos a serem atingidos quando planeja suas aulas?
Quando o professor traça seus objetivos, ele busca estratégias eficientes para alcançar esses objetivos, e tendo isso em vista, parte-se para a análise dos conteúdos que serão aplicados, fazendo com que haja uma interação entre o conteúdo da sala de aula e a vivência cotidiana dos alunos.
5. Comente:
Em muitos estabelecimentos de ensino, o professor é tido como o detentor supremo do saber, e a ele compete a tarefa de transmiti-lo aos alunos.
Quando se tem esse tipo de pensamento, o professor tem a atitude de exclusividade discursiva, ou seja, somente ele pode falar e os alunos podem somente ouvir. Esta situação causa um