Educação para a competência
AUTOR: VASCO PEDRO MORETTO “COMO OPERECIONALIZAR UMA AULA COM SUCESSO E AVALIAR COM EFICÁCIA E EFICIÊNCIA” Para iniciar vamos trabalhar duas grandes idéias:
_ EDUCAÇÃO PARA A COMPETÊNCIA:
Para ter sucesso como professor é preciso ter competência. E o que é competência?
Qual a diferença de competência e habilidade? Pode juntar as duas? Não..
Eu tenho o direito de concordar ou discordar... processo de construção.
Ser professor competente está ligado a uma palavra AMOR. O Rubens Alves fala muito bem sobre.
Vamos comparar dois jogos: no Tênis, um tem de vencer o outro. O jogo é uma competição. No frescobol é um jogo de cooperação. Os dois precisam acertar para o jogo ficar gostoso. Ninguém ganha, porque os dois ganham.
Por exemplo, há casais que conversam como quem joga frescobol e outros como quem joga tênis.O casamento é uma verdadeira competição.
__E A RELAÇÃO PROFESSOR –ALUNO:
COMO É QUE JOGAMOS COM O NOSSO ALUNO? Um professor competente joga o que? Frescobol ou tênis? É um jogo onde um deve vencer? Ou os dois devem sair vencedores? Qual é o seu jogo ,professor? O SUCESSO NO ENSINAR:
Pseudo-sucesso: o aluno repete o que professor ensina...decora e vai bem na prova.
O aluno obtém notas boas nas provas. É sucesso? Depende...
Uma prova, com questões de completar, demonstra sucesso? O aluno aprende por força da repetição. É um pseudo- sucesso se não ensina a pensar.
Por exemplo: 4=3= 7 e se for 4 mulheres = 7 homens? O adulto faz uma série de suposições, a criança não. Ela está na fase concreta. Pense... a máquina calcula por você.
O professor que mantém a disciplina férrea. Só ele manda, só ele fala, ninguém pode questionar, perguntar, discordar- muito menos. Quem nos dá a autoridade é a competência). O REAL SUCESSO:
O professor atinge objetivos de ensinar oportunizando aprendizagem significativa de conteúdos