trabalho guerras de canudos
Trabalho de História
Guerra de Canudos
Salvador
2014
Lorena Valente
Luiz Gomes
Renata Alves
Sarah Cristina
Tatiele Sampaio
Trabalho de História
Guerra de Canudos
Trabalho realizado para a disciplina de História por cinco alunos de 3º ano do Ensino Médio B.
Salvador
2014
Sumário
1. Introdução
2. Tópicos importantes sobre a Guerra de Canudos
2.1. As origens da criação do arraial do Belo Monte
2.2. As ações militares contra os sertanejos
2.3. Os resultados do conflito
2.4. As ações e demonstrações de força do estado contra comunidades pobres acabaram no Brasil?
3. Conclusão
4. Bibliografia
Tópicos importantes sobre a Guerra de Canudos
As origens da criação do arraial do Belo Monte
Na sua pregação Antônio Conselheiro recomendava aos seus seguidores que não aceitassem a (recém-instauada) Republica. Como ele era um beato, não aceitava as propostas impostas pela Republica, já que iam de encontro aos ensinamentos da Igreja Católica, como: a separação da Igreja e o Estado, o casamento civil e a liberdade de culto.
Em 1893, Conselheiro e seus seguidores se revoltaram com a cobrança de impostos no município de Bom Conselho, no interior da Bahia, em um dia de feira ele queimou as tábuas que continham as taxas a serem recolhidas pelo governo federal. Depois dessa afronta, o governo do estado da Bahia mandou um contingente de 30 praças para prendê-lo e dissipar seus seguidores.
Contudo, Antônio Conselheiro fugiu acompanhado dos seus seguidores e passou a procurar um local em que pudesse se fixar longe da repressão republicana. O lugar escolhido era uma fazenda abandonada, que se localizava ás margens do rio Vaza-Barris originando assim o arraial de Belo Monte. E o nome Canudos, que foi popularizado, faz referência a uma planta típica da região que tem uma haste oca como um Canudo, utilizada por antigos para fazer canudos de pitos para fumar.