Generos
Página 3............................. Definição dos “Gêneros Discursivos”
Página 5.................................................................Imagens
Página 7...............................................................Bibliografia
O que são gêneros discursivos?
Na verdade são as características de cada tipo de texto, a maneira de como ele é apresentado aos leitores, seu layout, a forma de ser organizado. Esses detalhes é o que determinam a que tipo de gênero cada texto pertence. Exemplos:
Gênero jornalístico
A função do jornalista é informar, o valor da linguagem simples e objetiva, assim como a clareza de ideias e de proposta, destaca-se em detrimento dos brios do profissional por trás da notícia.
“Presos cerca de 50 envolvidos em crimes em PE. A polícia prendeu cerca de 50 pessoas suspeitas de envolvimento em cinco quadrilhas especializadas em homicídios, assaltos, tráfico de drogas e de armas, entre outros crimes.”
Gênero jurídico
É uma linguagem mais formal, geralmente utilizado por pessoas do ramos de advocacia, poder judiciários e médicos.
Características: estão em conformidades com os princípios legais. Exemplo:
Art. 8º - As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso, pela jurisprudência, por analogia, por eqüidade e outros princípios e normas gerais de direito, principalmente do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevaleça sobre o interesse público.
Parágrafo único - O direito comum será fonte subsidiária do direito do trabalho, naquilo em que não for incompatível com os princípios fundamentais deste.
Gênero literário
É geralmente dividido, desde a antiguidade, em três grupos: narrativo ou épico, lírico e dramático. Essa divisão partiu dos filósofos da Grécia antiga, Platão e Aristóteles,