A guerra de canudos
A guerra de Canudos aconteceu no arraial de Canudos, na Bahia, em 1896. Antônio Vicente Mendes Maciel foi o organizador do arraial ele nasceu em 1830 na cidade Quixeramobim no Ceará e morreu em 1897.
Canudos era um povoado comunitário e tornou-se uma ameaça ao poder dos Coronéis e da Igreja pois a comunidade religiosa de Canudos era ide pendente das regras da Igreja Católica e do poder dos Coronéis.
Em Canudos havia uma organização econômica em que todos deveriam trabalhar para o sustento do grupo. O trabalho era dividido entre artesãos, professores, enfermeiros e comerciantes, que mantinham relações com vilas e cidades na região.
Não havia apropriação do resultado do trabalho na comunidade pois eram para o grupo.
Na época o Brasil vivia de exportação, e a comunidade tirava a mão-de-obra dos fazendeiros e isso causava prejuízos ao modelo econômico daquele tempo.
ARRAIAL DE CANUDOS
O local da Guerra de Canudos foi o estado da Bahia no ano de 1893. O líder do movimento era Antônio Conselheiro que nasceu na cidade de Quixeramobim no Ceará e morreu em canudos. A posição do governo era contra canudos por que Antônio Conselheiro tirava os pobres das fazendas.O trabalho deles era comunitário,ou seja,o sustento do arraial era fruto do trabalho de todos e não existia a propriedade e, por isso, eles representavam ameaça ao poder dos coronéis e da igreja católica por que Antonio Conselheiro tirava a mão-de-obra e os fiéis. Maressa e Monaliza.Turma 802
A GUERRA DE CANUDOS Gabriel Alves turma 802
O local da guerra de Canudos foi o sertão da BAHIA no ano de 1896. O líder do movimento era Antonio Vicente Mendes