Trabalho GSO
Faculdade de tecnologia de Jundiaí- “Deputado Ary Fossen”
Curso superior de tecnologia em Gestão de Tecnologia da Informação
Paloma Soares de Souza
A HISTÓRIA DO COMPUTADOR PESSOAL
Jundiaí
2015
A história do computador pessoal
Computador pessoal, conhecido também como PC (Personal Computer), é um computador pequeno e de baixo custo destinado para o uso pessoal. Este termo é usado para denominar Desktops (Computadores de mesa), laptops e notebooks, PDAs e Tablets PCs.
Em 1971, foi lançado o primeiro microchip, o 4004. Processava apenas 4 bits por vez, operando a menos de 1 MHz e foi usado em vários modelos de calculadoras. Pouco tempo depois, a Intel lançou o 8080; processador de 8 bits, operava a incríveis 2 MHz: Foi a base do Altair 8800, que é considerado por muitos o primeiro computador pessoal da história.
Consistia em um conjunto de placas, luzes, chips, gabinete, chaves e a fonte de alimentação. Logo depois, começaram a surgir vários acessórios para ele, como um teclado, um terminal de vídeo, um drive de disquetes placas de expansão de memória e até uma impressora.
A Apple surgiu 1976, fundada por Steve Wozniak, Steve Jobs e Ronald Wayne com o nome de Apple Computers INC. Seu primeiro projeto foi o Apple I, mas foi recusado por empresas, como Atari e HP.
Apesar do fracasso do Apple I, depois de diversas melhorias e ajustes, surgiu o Apple II. Este sim fez sucesso, mesmo com seu preço elevado. Vinha com 4 KB de memória, como o primeiro modelo, a novidade foi uma ROM de 12 KB, que armazenava uma versão da Basic.
O Apple II era semelhante a um computador atual, já vinha com teclado e usava uma televisão como monitor. Uma variação do Apple II, o Apple IIc, lançado em 79, é considerado por muitos o primeiro computador portátil da história, pois tinha até um monitor de LCD como opcional.
Em 1983 a Apple lançou o Lisa. Usava uma interface gráfica bem elaborada e com aplicativos semelhantes ao