trabalho gilson
Ao longo da vida, o ser humano perde a capacidade física da sua maquina fundamental, denominada "corpo humano". Dentre elas, a perda auditiva atinge todas as pessoas que chegam a certa idade, porem se agrava dependendo da forma de vida de cada individuo. Essa perda se agrava e antecede, por conta de alguns fatores, como o trabalho. Portanto o trabalhador, é exposto a altos níveis de ruídos diários, está mais acessível à perda total da audição. Então, como funciona a audição humana? ; qual forma o cérebro capta o som? ; quais os exames para medir a capacidade auditiva dos trabalhadores? , e o que esta na norma regulamentadora que diz aos trabalhadores expostos aos ruídos sobre os exames legais? . Estas perguntas podem ser respondidas ao longo deste trabalho.
Audição Humana
► Como funciona?
Como se sabe, o som é uma onda mecânica produzida pela compressão e descompressão do ar, é captado por nosso ouvido - o qual é formado pelo ouvido externo, ouvido médio e o ouvido interno – decodificado e interpretado por uma região denominada córtex auditivo.
► Cérebro: forma de receber o som
As ondas sonoras, após atingir a orelha, são encaminhadas para o interior do canal auditivo, local onde está localizada uma fina membrana que é chamada de tímpano. O tímpano é muito delicado e sensível, de modo que pequenas variações de pressão são capazes de colocá-lo em estado de vibração. Essas vibrações são transmitidas a um conjunto de três pequenos ossos denominados de martelo, bigorna e estribo. As vibrações passam primeiro pelo martelo, que ao entrar em vibração aciona a bigorna e este finalmente faz o estribo vibrar. Durante esse processo as vibrações são ampliadas de forma que o ouvido passa a ter capacidade de perceber sons de intensidades muito baixas.
Após serem ampliadas, as vibrações alcançam o ouvido interno, o qual possui forma de um caracol. Dentro dessa pequena estrutura existem pequenos pelos e um líquido que facilita a propagação do som.