Trabalho Gilson
Encontrar soluções para vida social, comparar as sociedades e proceder a classificação das espécies sociais.
2- Como o e texto descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim?
São divididos em 3 características:
Coerção social: a força que os fatos exercem sobre exercem sobre os indivíduos, levando-os as conformarem-se com as regras sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha.
Exteriores ao individuo: que ao nascermos já encontramos regras sociais, costumes, leis que somos coagidos a aceitar por meio de mecanismos de coerção social, como a educação. Não e dada a possibilidade de opinar ou escolher, sendo assim independente de nós, de nossos desejos e vontades.
Generalidade: são os acontecimentos que manifestam sua natureza coletiva, sejam eles costumes, os sentimentos comuns ao grupo, crenças ou valores. Formas de habitação, sistema de comunicação e a moral existente em uma sociedade apresentam essa generalidade.
3- Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir sua neutralidade na analise dos fatos sociais? A explicação científica exigia que o pesquisador estabelecesse e mantenha certa distancia e neutralidade em relação aos fatos, procurando preservar a objetividade de sua analise, para conseguir aprender a realidade dos fatos, sem distorce-los com seus desejos e interesses particulares, Durkheim aconselhava os sociólogos a encarar os fatos sociais como coisas, isto é, objetos que lhe são exteriores.
4- Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais?
É a passagem das sociedades de solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, ou seja, das formas tradicionais de vida para outras em que o costume, tradição e consciência coletiva são menos presentes e menos importantes.
5- Durkheim afirma:
“Existem, pois, espécies sociais pela mesma razão porque existem espécies em