Trabalho gestão
O objetivo do PVT é a recuperação e preservação das várzeas do rio Tietê (no trecho da Bacia do Alto Tietê) para a redução da propagação da onda de cheias e recuperação de sua capacidade de armazenamento natural, por meio de ações que promovam a efetiva ocupação das mesmas pelo poder público com edificações compatíveis com o uso das áreas recuperadas, tais como parques, vias de manutenção e ciclovias junto aos limites externos, equipamentos de lazer, turismo, cultura e educação, de forma a promover a educação ambiental, inclusão social e integração comunitária, bem como, a proteção e recuperação da flora e fauna. Dessa forma, busca-se obter, de forma progressiva, a gestão integral de toda a várzea e melhor qualidade de vida para a população no entorno urbano da área de intervenção e, consequentemente, da RMSP.
No que tange as ações para ‘Sustentabilidade Ambiental e Social’, os objetivos serão atingidos mediante a execução dos seguintes componentes:
Recomposição Florestal
Nas áreas entre os núcleos que apresentarem-se adequadas será efetuado plantio padrão reflorestamento, sempre de acordo com a legislação pertinente, As espécies serão escolhidas de acordo com o local de plantio, conforme listagem fornecida pela Resolução SMA 08/08 que “Fixa Orientação para Reflorestamento Heterogêneo de Áreas Degradadas e dá Providências Correlatas”.
Os núcleos receberão plantio paisagístico, seguindo diretrizes adequadas a esse fim, optando sempre pela utilização de espécies arbóreas nativas da região.
A mata ciliar de ambas as margens do rio também será recuperada mediante plantio de vegetação adequada ao local, com o objetivo de combater o assoreamento, proteger as margens, dar abrigo à fauna e melhorar o micro-clima.
Unidades de Conservação (UC´s)
A criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação devem ser realizadas segundo critérios e normas estabelecidos pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).