Célula - Definição
Nomeadas células por Robert Hooke, que observou pedaços de cortiça em um microscópio chamado de microscópio composto, por ter duas lentes em sua estrutura, ao observar a cortiça, Hooke viu pequenas cavidades e lhes deu o nome de “células”, palavra que, em latim, significa cella = lugar fechado, pequeno cômodo. O que de fato Hooke viu era apenas o envoltório da célula, pois a cortiça é um tecido de células mortas que serve para proteger o caule das árvores.
Anos depois, o botânico escocês Robert Brown observou que o espaço de vários tipos de células era preenchido com um material de aspecto gelatinoso, e que em seu interior havia uma pequena estrutura a qual chamou de núcleo. Em 1838, o botânico alemão Matthias Schleiden chegou à conclusão de que a célula era a unidade viva que compunha todas as plantas. Em 1839, o zoólogo alemão Theodor Schwann concluiu que todos os seres vivos, tanto plantas quanto animais, eram formados por células. Anos mais tarde essa hipótese ficou conhecida como teoria celular.
As células são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. A célula representa a menor porção de matéria viva dotada da capacidade de auto-duplicação independente, para ser considerado um ser vivo o mesmo deve possuir ao menos uma célula, as bactérias, cianofitas, protozoários, algas unicelulares e leveduras são considerados seres vivos unicelulares, e os demais seres pluricelulares, elas ainda são divididas de acordo com sua organização estrutural ; Células Procariontes e Células Eucariontes.
Fontes : http://www.mundoeducacao.com/biologia/a-descoberta-celula.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula http://queconceito.com.br/celula http://manialoucas.blogspot.com.br/2006/09/definio-de-clulas.html