TRABALHO GEST O DA QUALIDADE
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA - FEA
Curso de Engenharia Bioenergética
Carla Mariotto
Else Antônia Lima
Luisa Lisboa Madeira
Málquias Moreno
Mariana Pires Magalhães
DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO DA QUALIDADE – QFD
MELHORIA DA QUALIDADE DE PRODUTO EXISTENTE
Belo Horizonte
Novembro / 2013
Carla Mariotto
Else Antônia Lima
Luisa Lisboa Madeira
Málquias Moreno
Mariana Pires Magalhães
DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO DA QUALIDADE – QFD
MELHORIA DA QUALIDADE DE PRODUTO EXISTENTE
Trabalho apresentado à Disciplina de Engenharia e Gestão da Qualidade do curso de Engenharia Bioenergética da Universidade FUMEC.
Belo Horizonte
Novembro/ 2013
6 QUALIDADE PLANEJADA
6.1 Grau de importância do cliente
A percepção do consumidor sobre a qualidade deste produto é o primeiro a ser considerado. Consiste na identificação do grau de importância que os clientes dão a cada requisito.
Através de reclamações, questionários e entrevistas são levantadas as necessidades do cliente em relação ao produto, o que eles esperam do produto. Estas necessidades são transformadas em requisitos. Em seguida, graduam-se os requisitos conforme seu grau de importância uma escala de 1 a 5.
Essa nota obedece uma escala numérica pré-determinada, que segundo AKAO (1996), pode ser relativa ou absoluta. A escala é relativa quando o cliente indica a importância de cada requisito em comparação aos demais (este requisito é mais importante que aquele). A escala é absoluta quando o cliente analisa a influência de cada requisito em sua decisão de compra do produto, sem compará-lo com os demais (SANTANA, 2004).
Além do produto, são avaliados também a empresa, os concorrentes e os produtos da mesma categoria existentes na concorrência.
6.2 Grau de importância interno
Traduz em escala numérica o enquadramento dos requisitos dos clientes em um dos cinco tipos de qualidade descritos pela classificação de KANO (ver seção 2.1.3). Esse enquadramento é