Trabalho de Gest o da Qualidade
Aula 3 – Atividade de Autodesenvolvimento
Nome do Aluno: Silvana Percicaroli
RA: 8074805308
Nome do Tutor: Bartholomeu Oliveira Barcelos
Introdução
No cenário de mercado atual, temos vivido um período de transformação.
Fatores como novas exigências dos mercados consumidores, antigos desequilíbrios de demandas da sociedade, globalização, aumento da competitividade, evolução tecnológica e disputa por recursos escassos, têm exigido mudanças significativas no modo de gerir as organizações.
Com a globalização, os clientes, agora com uma variedade maior de opções, começaram a escolher mais, em função, principalmente, da relação qualidade-preço dos produtos e serviços oferecidos, que gerou competitividade entre as empresas. Nas últimas décadas, as organizações têm buscado, ao longo do tempo, a melhoria dos seus processos e resultados, o que está diretamente relacionada com a gestão de qualidade. O desejo de qualquer organização é a sobrevivência. As empresas são sistemas abertos, integrantes de ecossistemas complexos, que interagem e são dependentes. Para gerir estes sistemas é preciso planejar, organizar, controlar e dirigir os recursos de forma eficaz e eficiente, por meio de métodos e ferramentas adequadas, por estes motivos temos as ferramentas da qualidade como grandes aliados.
Diagrama de Ishikawa
Análise sobre o Gráfico de Controle
O pH é o indicador que mostra o quanto a água pode estar ácida ou alcalina.
Medir o pH da piscina de uma academia é de extrema importância, pois o controle correto do pH confere aos clientes maior conforto, pois não há irritação nos olhos, os cabelos sofrem menos danos, etc.
Com base no gráfico de controle do pH da água da piscina, medido durante 10 semanas, podemos ter a seguinte conclusão:
A água da piscina esteve dentro dos parâmetros corretos para utilização apenas na semana 3 e 7 ( onde apresentou pH 7,5 e 7,4). Nas outras 8 medições a água apresentou pH baixo ou alto