Trabalho Gerador e motor elétrico
ÉLETRICA BÁSICA:
GERADORES E MOTORES
Varginha
2015
Motores
Atualmente motores estão presentes em todos os eletrodomésticos, carros, máquinas, etc. Com esse estudo de motores veremos o funcionamento, tipos, e a atuação deles. Vê-se também como o estudo passado de imas e campos magnéticos fará parte nesse estudo de hoje.
Princípio de Motor
Um motor é uma máquina que converte energia elétrica em energia mecânica de rotação.
Primeiramente veremos as partes do motor para assim entendermos seu funcionamento.
O funcionamento do motor parte através do rotor, que precisa de um torque para começar a girar, este torque é a partir de forças magnéticas desenvolvidas entre pólos magnéticos. A força de atração e repulsão entre pólos fazem as parte moveis do rotor se movimentar e a girar cada vez mais rápido. É condição necessária que algum 'pólo' altere sua polaridade para garantir a rotação do rotor.
Um motor simples onde o estator é constituído por ímãs permanentes e o rotor é uma bobina de fio de cobre esmaltado por onde circula uma corrente elétrica, as correntes elétricas produzem campo magnéticos essa bobina se comporta como um ímã permanente, com seus polos N e S. Essas atrações e repulsões bem coordenadas é que fazem o rotor girar, da maneira como tais torques sejam obtidos possam variar entre os vários tipos de motores. A inversão do sentido da corrente, no momento correto, é condição indispensável para a manutenção dos torques 'favoráveis', os quais garantem o funcionamento dos motores. É por isso que um motor não pode ser feito exclusivamente com ímãs permanentes.
Motores CC
Uma corrente contínua, como o é a fornecida por pilhas ou baterias, é muito boa para fazer eletroímãs com pólos imutáveis, mas como para o funcionamento do motor é preciso periódicas mudanças de polaridade, algo tem que ser feito para inverter o sentido da corrente nos momentos apropriados.
Na maioria dos motores elétricos