Energia Nuclear
Origem : A teoria atomística foi criada no quinto século antes de cristo pelos filósofos Leucipo e Demócrito Na sua teoria atomística ,o universo e constituído por um elemento único que é o átomo . Partícula indivisível e invisível, impenetrável e animada de movimento próprio , as vibrações do átomo provocam todas as nossas sensações . Lito Lucrécio Caso , célebre poeta romano (92-52 AC) reproduziu em seus poemas as ideias de Demócrito ,no seu livro ‘’DE RERUM NATURA’’ , muito divulgado na época do renascimento. Somente no inicio do século XIX os pesquisadores em química retomaram a hipótese atômica.Essa teoria foi proposta por Jonh Dalton em 1803 e apresentada no livro ‘’A NEW SYSTEM OF CHEMICAL PHILOSOPHY’’. Os postulados fundamentais de Dalton são os seguintes:
1- Os elementos químicos consistem de partículas discretas de matéria , os átomos que não podem ser subdivididos por qualquer processo químico conhecido e que preservam a indivisibilidade nas reações químicas.
2-Todos os átomos do mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos; particularmente em seu peso, elementos diferentes tem átomos diferentes em peso. Cada elemento é caracterizado pelo peso de seus átomos.
3-Os compostos químicos as formados pela união de átomos de diferentes elementos em proporções numéricas simples, isto é 1:1, 1:2,2:1,2:3... O Que é energia Nuclear ? Os átomos de alguns elementos químicos apresentam a propriedade de, através de reações nucleares, transformar massa em energia. Esse princípio foi demonstrado por Albert Einstein. O processo ocorre espontaneamente em alguns elementos, porém em outros precisa ser provocado através de técnicas específicas. Existem duas formas de aproveitar essa energia para a produção de eletricidade: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se divide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual dois ou mais