Trabalho Geografia
Relevo de acordo com as Macrounidades A classificação de Aziz Ab’Sáber, da década de 50, adota o conceito de processo erosivo para classificar as macrounidades: planaltos são superfícies em que predomina o desgaste erosivo, enquanto planícies são aquelas em que predominam os processos de acumulação dos sedimentos. Quanto ao seu critério Jurandyr Ross associou informações sobre o processo de erosão e de sedimentação dominantes (critério geomorfoclimáticos) come informações da base geológicoestrutural do terreno e com o nível altimétrico (critério geomorfológico). Ross propôs a criação de uma terceira macrounidade além dos planaltos e planícies, as depressões; além de ter estendido para quase trinta unidades de relevo. Planaltos: superfícies acima de 300 metros de altitude que sofrem desgaste erosivo.
Contém formas de relevo irregulares como morros, serras e chapadas.
Planícies: é uma superfície plana, com altitude inferior a 100 metros, formada pelo acúmulo de sedimentos de origem marinha, fluvial e lacustre.
Depressões: superfícies entre 100 e 500 metros de altitude sendo mais planas que os planaltos, com suave inclinação e mais rebaixadas que as áreas de entorno, além de sofrer desgaste erosivo e apresentar elevações residuais como inselbergs e planaltos residuais. Formas paisagísticas e localização: Planalto em bacias sedimentares – são os planaltos da Amazônia Oriental (Amazônia e Pará), os planaltos e chapadas da bacia