TRABALHO GA
Indicadores de Desenvolvimento Sustentável elaborados pelo IBGE
Andrei Guimarães Pavão, Cláudio Bicudo Mendonça, Danilo Charbel Mattar, Gabriel Pitsch Pinheiro, Luciana Siqueiros, Marcelo Gomes Ginevro, Stella Cardoso de Andrade.
Disciplina: Gestão Ambiental
Profª: Dra. Neli Aparecida Melo
São Paulo, Outubro de 2008
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem a finalidade de promover uma discussão a respeito dos indicadores contidos no Quadro Institucional brasileiro, apresentado na publicação Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do Brasil.
Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do Brasil é uma série de publicações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE que tem como intuito colocar a disposição da população informações sobre a realidade brasileira “integrando as dimensões social, ambiental, econômica e institucional” (IBGE, 2002).
A proposta para essa publicação surgiu a partir do debate a respeito da necessidade e da responsabilidade de se conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação da natureza e recursos naturais. E no âmbito desta discussão, surge o conceito de desenvolvimento sustentável.
Segundo IBGE (2002) o termo desenvolvimento sustentável surgiu em 1980 e foi consagrado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente – CMMA em 1987, em seu relatório “Nosso Futuro Comum”. Segundo o relatório “
2. ANÁLISE E IMPORTÂNCIA DAS VARIÁVEIS
- quais as variáveis para cada indicador
- que importância tal ou tal variável possui na formação do indicador?
2.1. Ratificação de acordos Globais
2.1.1. Número de acordos internacionais
2.1.2. Número de acordos ratificados
2.1.3. Número de acordos não – ratificados
2.2. Existência de Conselhos Municipais
2.2.1. Número de Conselhos ativos
2.2.2. Conselhos Sociais Vinculados
2.2.3. Conselhos Sociais Não – Vinculados
2.2.4. Conselhos Ambientais
Segundo CASTRO et al (2008), a promulgação da Constituição Federal, de 1988, que possui em seu cerne uma