Trabalho Conven es e pressupostos cont beis
Convenções e Pressupostos Contábeis
Turma: Ciências Contábeis 6NA
Aluno: Oziel Souza
Professora: Maria da Gloria da Silva Souza
JABOATÃO DOS GUARARAPES
2015
Convenções Contábeis As convenções são mais objetivas e têm a função de indicar a conduta adequada que deve ser observada no exercício profissional da contabilidade.
São elas: 1) Convenção da objetividade
2) Convenção da materialidade
3) Convenção da consistência
4) Convenção do conservadorismo
1) Convenção da Objetividade:
O profissional deve procurar sempre exercer a Contabilidade de forma objetiva, não se deixando levar por sentimentos ou expectativas de administradores ou qualquer pessoa que venha a influenciar no seu trabalho e os registros devem estar baseados, sempre que possível, em documentos que comprovem a ocorrência do fato administrativo. 2) Convenção da Materialidade:
A informação contábil deve ser relevante, justa e adequada e o profissional deve considerar a relação custo x benefício da informação que será gerada, evitando perda de recursos e de tempo da entidade. 3) Convenção da Consistência:
Os relatórios devem ser elaborados com a forma e o conteúdo das informações consistentes, para facilitar sua interpretação e análise pelos diversos usuários. Quando houver necessidade de adoção de outro critério ou método de avaliação, o profissional deve informar a modificação e apresentar os reflexos que a mudança poderá causar se não for observada pelo usuário.
4) Convenção do Conservadorismo:
Estabelece que o profissional da Contabilidade deva manter uma conduta mais conservadora em relação aos resultados que serão apresentados, evitando que projeções distorcidas sejam feitas pelos usuários. Assim, é preferível ter expectativa de prejuízo e a entidade apresentarem resultados positivos, ou seja, se houver duas opções igualmente válidas deve-se optar sempre por aquela que acusa um menor valor para os ativos e para as receitas e o maior valor