Trabalho físico-química
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
LABORATÓRIO DE FÍSICO-QUÍMICA
EXPERIMENTO 3:
DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE VISCOSIDADE DE LÍQUIDOS
CHRISTINY COELHO
DANIELA GESSER
FERNANDA SOUZA
KAREN HEINEN
NATÁLIA RODRIGUES
NICOLE SOARES
FLORIANÓPOLIS, 11 DE ABRIL DE 2012
Introdução
A viscosidade dinâmica, habitualmente designada apenas por viscosidade absoluta ou apenas por viscosidade, , é definida como a resistência de um fluido ao seu escoamento.
Considere-se o líquido contido entre duas placas paralelas, cada uma com uma área A. Mantendo a placa inferior fixa, aplica-se uma força, F, à placa superior. Devido à viscosidade, o líquido que se encontra junto da placa inferior fica parado, enquanto que as camadas de líquido superiores vão adquirindo velocidades tanto maiores quanto mais afastadas estiverem da placa inferior parada. Assim, cria-se um gradiente de velocidades que, simplificadamente, é dado pela razão entre a diferença de velocidades entre as camadas de líquido junto de cada uma das placas, v, que corresponde à velocidade adquirida pela placa superior, v, e a separação entre essas placas, L.
Para determinar a viscosidade dos líquidos há vários tipos de aparelhos, chamados viscosímetros. Neste trabalho utilizam-se dois tipos de viscosímetros: o Viscosímetro de Ostwald, no qual se determina a viscosidade através do tempo de escoamento de um líquido por um capilar; e o Viscosímetro de Höppler no qual a viscosidade é determinada pelo tempo de queda de uma bola através do líquido.
Parte experimental
Para o experimento utilizamos água destilada, sacarose (açúcar), duas pipetas graduadas em 10mL, um béquer de 100mL, uma proveta de 100mL, um picnômetro de 50mL. Usamos também um viscosímetro de Ostwald, um viscosímetro de Höppler, um refratômetro e uma balança. Começamos preparando a solução de sacarose a 10%, onde colocamos 15g de sacarose em 85g de água. Levamos a solução ao refratômetro que nos indicou um