TRABALHO DE FISICO QUIMICA
TÉCNICO SUBSEQUENTE EM QUÍMICA
FÍSICO-QUÍMICA
RELATÓRIO
Componentes: M. Juliete de Oliveira Martins
Alisson dos Anjos Silva
Gilmara Sousa de Siqueira
Caio José
Andressa Kerolayne
Professor: Cézar Abrantes
Macau/RN
Agosto de 2015
INTRODUÇÃO
A intensificação das atividades humanas nas últimas décadas gerou um acelerado aumento na produção de resíduos, tornando-se um grave problema para as administrações públicas. O meio mais utilizado para a disposição de resíduos são os lixões que são a forma mais inadequada de disposição de resíduos sólidos urbanos, pois não contemplam cuidados que evitam danos ambientais e à saúde.
O aproveitamento dos resíduos descartados para gerar energia é igualmente um meio de reduzir a quantidade de lixo acumulado em depósitos ou, pelo menos, reduzir a emissão de gases nocivos produzidos naturalmente nesses locais. O metano, um desses gases, produz efeito estufa cerca de 20 vezes mais que o gás carbônico.
O objetivo do estudo é quantificar o potencial de geração de energia elétrica proveniente de gás metano oriundo de resíduos de saneamento, enfatizando lixo. Cabe ressaltar que este estudo subsidiará a formulação de políticas públicas no setor energético e a definição de ações coordenadas, visando à sustentabilidade ambiental da matriz energética brasileira, por se tratar de uma fonte com bom potencial de geração de energia, principalmente para atendimento à demanda local, ainda pouco incentivada e com ganhos ambientais e sociais significantes.
CENÁRIO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO BRASIL
A Tabela 1 apresenta as unidades de destinação final de resíduos coletados, por região.
Tabela 1-Unidades de destinação final de resíduos, por região brasileira. Fonte: ICLEI.
CENÁRIO ENERGÉTICO BRASILEIRO
As hidrelétricas, que são importantíssimas para a geração de energia elétrica no