FILOSOFIA
Disciplinas: Filosofia da Educação
Curso: Biologia
Prof. Reinério Simões
Alunos: Bárbara Souza Brenda Ramos Mariana Zinezi Suelen Gomes
Segunda Avaliação – A2 (Tarefa 4)
Mostre a relação entre os princípios básicos da bioética estabelecidos no capítulo III das normas sobre pesquisa envolvendo seres humanos (autonomia, beneficência. não maleficência, justiça/equidade) e o Capítulo III do Código de Ética que estabelece os deveres do biólogo.
- A Bioética compreende o estudo transdisciplinar entre Biologia, Medicina, Filosofia (ética) e Direito (biodireito) que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana, animal e responsabilidade ambiental. Hoje é parte integrante do ensino em Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Direito entre outras áreas, com a finalidade de formar profissionais capazes de reconhecer conflitos éticos, realizar análise crítica de suas implicações, uso de senso de responsabilidade e obrigação moral ao tomar decisões relacionadas à vida humana.
No capítulo III das normas sobre pesquisas envolvendo seres humanos, relata que as pesquisas devem atender às exigências éticas e científicas fundamentais, no caso da autonomia, a pesquisa deverá sempre tratar o ser humano em sua dignidade, respeita-lo em sua autonomia e defendê-lo em sua vulnerabilidade. No caso da beneficência, há o comprometimento com o mínimo de danos e riscos e o máximo de benefícios. Na não maleficência, há a garantia de que os danos previsíveis serão evitados. E no caso da justiça e equidade, garante a igual consideração dos interesses envolvidos, não perdendo o sentido de sua destinação sócio humanitária, já que há relevância social da pesquisa com vantagens significativas para os sujeitos da pesquisa e minimização do ônus para os sujeitos vulneráveis.
O Código de Ética, que estabelece os deveres do Biólogo, contém as normas éticas e princípios que devem ser seguidos pelos Biólogos no