Questões_Centralidade_Descentralidade_Trabalho_2015

303 palavras 2 páginas
Ministério da Educação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA
FEDERAL DO PARANÁ
Campus Curitiba

Programa de Pós-Graduação em Tecnologia

Disciplina:
PGT2013CMD – CENTRALIDADE E DESCENTRALIDADE DO TRABALHO NA
MODERNIDADE E NA PÓS-MODERNIDADE
Docentes:
Profa. Dra. Angela Rubel Fanini
Prof. Dr. Francis Kanashiro Meneguetti
Prof. Dr. Geraldo Augusto Pinto
Prova Escrita
Questões:
1) Refletindo sobre a questão da centralidade e descentralidade do trabalho, dialogue de modo reflexivo, com André Gorz e Paul Lafargue, nos respectivos textos lidos.
Sequência do texto:
a. Em um primeiro momento, apresente a visão desses autores quanto à libertação do trabalhador no e do trabalho.
b. Após apresentar de modo didático a visão desses autores, em um segundo momento de seu texto, levante semelhanças e diferenças entre os dois autores.
c. Em um terceiro momento do seu texto, vincule essa discussão, ao mundo ou mercado de trabalho na sociedade contemporânea, a fim de ver como, a partir desses autores, podemos pensar possíveis saídas para o impasse da degradação das relações de trabalho presentes em nosso dia-a-dia.

2) No sítio eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE), temos uma breve descrição das linhas de pesquisa que o compõem. No caso da linha
“Tecnologia e trabalho”, esta descrição começa com o seguinte parágrafo:
Nessa linha de pesquisa, reflete-se sobre a centralidade do trabalho na constituição da sociedade humana, ou seja, entende-se o trabalho na sua dimensão ontológica a partir da qual o homem, não somente altera, cria e modifica seu entorno mediante o seu labor, mas institui-se, enquanto ser humano, no e pelo trabalho.

Partindo das leituras da disciplina, elabore um texto dissertativo que aprofunde – no sentido de um enraizamento teórico – as colocações do excerto acima.

1

3) Escolha três autores estudados na disciplina e apresente quais são as características que atribuem para o trabalho na modernidade.

2

Relacionados