TRABALHO FUNDAMENTOS SOCIOFILOSOFICOS
Graduando em Licenciatura em Física
Mayke Gehison Batista Avelino
Graduando em Licenciatura em Física
Evasão no curso de Licenciatura em Física no IFCE campus Fortaleza
Fortaleza
2014
INTRODUÇÃO
A evasão nos Cursos de licenciatura no Brasil está se constituindo como um problema que vem crescendo cada vez mais, afetando também os cursos nas áreas das ciências exatas. O Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus de Fortaleza, não é exceção. A evasão na Instituição tornou-se um problema crônico.
A evasão não se trata de um problema presente somente em algumas turmas do Curso de Licenciatura em Física do IFCE, a fuga da sala de aula, é algo que vem ocorrendo em praticamente todos os semestres. Essa realidade também pode ser vislumbrada em outros Cursos de Licenciatura em Física no Brasil afora. Segundo Fernando Gomes “Índices alarmantes de evasões nesse tipo de licenciatura, que num panorama nacional chegam a 65%”. (2014).
Nos últimos semestre aproximadamente metade das turmas do Curso de Licenciatura em Física do IFCE - Campus de Fortaleza desiste durante ou até o fim do primeiro semestre. Considerando-se os altos índices de evasão nos últimos semestres e levando em conta que pouco é feito para solucionar esse problema que vem se repetindo a um longo tempo.
Esta pesquisa constitui-se num estudo analítico e descritivo, contendo em sua maioria gráficos de dados estatísticos a respeito da evasão no Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Ceará Campus Fortaleza, com o propósito de constatar as principais causas, para que futuramente se possa buscar soluções e reduzir o problema.
Para a realização desta pesquisa, coletamos dados com os alunos matriculados e evadidos, e com a Coordenadoria de Controle Acadêmico (CCA). Como instrumento de coleta dos dados utilizamos questionários aplicados aos alunos que frequentam o Curso e os